A convite do Deputado Estadual Zé Maurício, o Sistema Fecomércio-PE (SESC) e o Sindvarejista Recife irão apresentar nesta quarta (28), às 10 hs, no auditório Ênio Guerra, 4º andar, na ALEPE, o Programa Papão de Pilhas. A iniciativa, que iniciou há cerca de 10 anos, pelo Sindicom Jaboatão , contou com apoio do Sindvarejista e com o compromisso da Fecomércio, por meio da assessoria legislativa, do Sesc e do Senac desde maio deste ano, quando foi assinado o Termo de Compromisso com o Programa, com anuência da SEMAS e Green Electron.
“O Papão de Pilhas surgiu em atendimento a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 401/2008, a ideia partiu de uma iniciativa privada do Diretor Executivo do Sindicom Jaboatão, o Sr. Paulo Freire em 2008. Em 2018, o termo de compromisso para a logística reversa de pilhas e baterias no Estado de Pernambuco foi assinado pelos sindicatos (Sindicom Jabotão / Sindivarejista Recife), Senac, Sesc, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) de Pernambuco e Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Pelo acordo, os sindicatos, o Sesc e o Senac são pontos consolidados apto ao recebimento de pilhas e baterias, podendo cada um armazena até 300 kg desses resíduos”, explica Patrícia Galindo, Gerente Administrativo do Sindvarejista.
Após esse recolhimento, a empresa gestora do Estado de Pernambuco, Green Eletron, recolhe o material, encaminha para uma estacão de tratamento, para que os componentes químicos das pilhas e baterias voltem à cadeia produtiva, como matéria-prima para a confecção de um novo produto, evitando a contaminação do meio ambiente por meio dos metais pesados, altamente nocivos à saúde humana, fechando o ciclo da reciclagem. Desde o início do Programa já foram recolhidas mais de mais 300 mil unidades de pilhas.