Esta é uma das obrigações do MEI para assegurar os benefícios previdenciários
Todos os anos, até o último dia útil do mês de maio, o Microempreendedor Individual (MEI) precisa declarar seus rendimentos através da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN/SIMEI), também conhecido como declaração anual de faturamento. Para realizar o DASN/SIMEI, o MEI precisa informar os seguintes dados:
Com essas informações o microempreendedor deve seguir alguns passos para realizar a declaração de faturamento:
1. Acesse o site: www.portaldoempreendedor.gov.br;
2. Vá até “Já sou empreendedor” e click no botão Serviços;
3. Procure e clique no botão “Faça sua declaração anual de faturamentos”;
4. Clique em “enviar declaração”. Uma janela será aberta e você deve inserir seu CNPJ;
É importante que você, Microempreendedor Individual, preencha todos os meses o formulário “Relatório Mensal das Receitas Brutas”, que é fornecido pelo Portal do Empreendedor, guarde seus talões de notas fiscais de venda de produtos e/ou de serviços prestados para que não haja erros ou dúvidas na hora de declarar.
O prazo para realizar o envio da declaração é até 23h59 do último dia útil do mês de maio de cada ano. Em caso de dúvidas, no próprio Portal do Empreendedor, existem várias orientações que o ajudarão na realização da declaração anual. Se ainda houver dificuldades, você pode obter ajuda no ponto de atendimento mais próximo. Entre em contato com o Sebrae Pernambuco pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo portal, e identifique a unidade mais próxima.
Fonte: Sebrae