SINDICATO DO COMÉRCIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

Comissão temporária deverá acompanhar obras de vias federais em PE

Compartilhe essa publicação:

A comissão deverá ser composta de cinco membros titulares e igual número de suplentes, com prazo de funcionamento de 12 meses.

O principal objetivo da comissão é avaliar e monitorar o andamento de três projetos que são viabilizados com recursos federais, o Arco Metropolitano e a duplicação das BRs 104 — que passa por Caruaru, Toritama e Taquaritinga do Norte — e 423, no trecho entre São Caetano e Garanhuns.

Segundo o senador Douglas Cintra, a obra da BR-104, foi assumida pelo governo de Pernambuco em 2009, mas foi suspensa por problemas de ordem técnica, causando grandes dificuldades, principalmente em dias de feira nas cidades de Caruaru, Toritama e Santa Cruz.

Já a duplicação da BR 423 está atrasada por modificações no projeto original, que causou prejuízos ao trânsito em Garanhuns.

Ainda no papel, o projeto do Arco na região metropolitana do Recife – orçado em cerca de R$ 1 bilhão — também teve que ser refeito, para transpor uma Área de Proteção Ambiental (APA) onde há mananciais e nascentes de rios.  O traçado original foi ampliado em mais de 20 quilômetros.

As questões ambientais já estão sendo debatidas com representantes da área. Prefeitos dos municípios excluídos do novo projeto do Arco também estão sendo ouvidos. O trabalho da comissão deve ser articulado ainda com os deputados estaduais de Pernambuco.

Além de audiências com o ministro dos Transportes, o líder do PT, senador Humberto Costa, já se dispôs a encaminhar as propostas para avaliação do Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Fonte: Agência Senado

Rolar para cima