O encontro mensal da Comissão Municipal de Emprego de Jaboatão dos Guararapes (CME), realizada nesta quinta-feira, 29/06, contou com as representatividades dos Empregadores, Empregados e da Prefeitura, que deliberaram sobre ações de políticas públicas de trabalho e geração de emprego e renda no munícipio.
A reunião ocorreu na sede da Secretaria Executiva do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e foi conduzida pelo novo Presidente Valdemar Alves.
Na oportunidade foi apresentado o novo Secretário do Trabalho Daniel Pessoa, que fez um pequeno resumo das ações da prefeitura para as políticas públicas de trabalho.
O secretário também falou sobre o projeto da criação do centro integrado empresarial que vai reunir no mesmo local, todos os órgãos públicos, responsáveis pela abertura e manutenção de empresas no município, abrangendo todos os portes, desde o MEI até grandes empresas.
Alguns pontos relevantes como a criação de novos postos de trabalho, qualificação de jovens, cursos profissionalizantes e mais envolvimento dos representantes do município com a comissão também foram discutidos.
Na opinião do representante dos trabalhadores Jefferson do Trabalhador, a CME conta hoje com o quadro de representatividade de alto nível, dispostos a dar sugestões e colaborar para diminuir o alto índice de desemprego no município, mas é preciso ouvir essas pessoas.
O representante da CDL de Jaboatão Paulo Maranhão citou diversas ações criadas no passado que deram certo e que hoje poderiam ser adaptadas.
A representante do SENAC para região Betânia Roberta, citou o exemplo do Cabo de Santo Agostinho que vem conseguindo reverter a situação com projetos integrados, onde diversas entidades da sociedade civil são ouvidas e participam diretamente nas ações.
No final da reunião todos concordaram que será preciso buscar soluções para que o município volte a crescer e dar condições para reduzir o principal problema das grandes cidades hoje “ O Desemprego”.
Fonte: Rodrigues Filho