SINDICATO DO COMÉRCIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

Segundo dia do congresso em Alagoas é um sucesso

Compartilhe essa publicação:

A programação hoje abordou assuntos sobre a economia brasileira , comércio e aconteceu um momento de reflexão com palestra motivacional.

Os trabalhos foram iniciados Mostrando um panorama sobre a atual situação da economia brasileira, o Ph.D em business e professor da FGV, Samy Dana, foi o responsável pela Palestra Magna, com o tema ‘Perspectivas para o Comércio’. A palestra atraiu cerca de mil participantes do evento. Samy Dana trouxe dados que mostram o difícil momento em que a economia do país vem atravessando numa ‘maré descendente’ nos últimos doze meses, e apresentou comparativos que justificam o porquê do Brasil crescer pouco e menos que outros países do mundo.

O país, segundo o ranking da GCI 2014-2015 (Índice de Competitividade Global), amarga o 57 º lugar, perdendo para países como África do Sul, Chile, China e EUA, entre outros, que estão bem distantes do Brasil. Esse ranking é feito através de um questionário respondido por empresários de vários países através do Fórum Econômico Mundial. Dentre os problemas que são citados pelo empresariado estão o ambiente macroeconômico, as instituições, infraestrutura, saúde e educação primária.

Outro dado que chama a atenção é o calendário referente aos dias de trabalho por ano que o brasileiro precisa exercer para pagamentos de tributos. O país aparece na data de 31 de maio. “Dos doze meses do ano, o brasileiro trabalha em média cinco meses para pagar impostos, ou seja, 150 dias são para o governo. Quando se compara com outros países, o México, dois meses e meio, assim como o Chile. Brasil só perde para Noruega, Bélgica, Itália e França”.

Para o empresariado, Dana ainda apresentou um quadro com a evolução da taxa de juros e a inflação nos últimos meses no país e que essa taxa faz o Brasil ocupar o 3 º lugar, perdendo apenas para o Iraque e o Paquistão.  “Em março de 2015, a taxa de juros chegou a 12,35%, enquanto a inflação acumulada dos últimos doze meses foi de 8,1%. Esse ano a inflação deve sair da meta de 4,5% como o governo anunciou e deve ficar em média de 6,5% ao ano”.

Mas como o Brasil poderá voltar a crescer? Segundo Samy Dana, é preciso de uma aproximação maior do governo com os empresários. “O governo vem pecando justamente pela falta de confiança. Se os empresários não investem, não há geração de renda, sem renda ninguém consome, e assim geram menos investimentos. É quase uma profecia auto-realizada. O governo não tem feito nada para ganhar a confiança. O problema não pode ser resolvido em um mês, mas pelo menos deve assinalar que algo está melhorando”, concluiu.

Logo depois, a comitiva tem a oportunidade de assistir Steve Dubner, com a palestra motivacional “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”. Formado em Educação Física, Steve Dubner trabalha há mais de 30 anos com esporte para pessoas portadoras de deficiência no Brasil e Estados Unidos e já ministrou mais de três mil palestras no Brasil e exterior.

Rolar para cima