Com foco em trabalhar inovação, e uso de novos mecanismos para desenvolvimento de inteligência de mercado, o Fórum de Debates Inteligência de Mercado 2016, realizado pelo Instituto Fecomércio-PE, lotou o salão de eventos do Trade JCPM com empresários do comércio interessados em transformar seus modelos de negócio. Na abertura realizada por Bernardo Peixoto, Vice-presidente da Fecomercio, foram apresentados os palestrantes Ana Paula Tozzi e Guilherme Ferreira Costa.
Com bagagem em grandes empresas como Andersen Consulting (Accenture), Grupo Empresarial Pasmanik Gradiente Eletrônica, entre outras, Ana Paula Tozzi, que é especialista em varejo na GS e MD, usou toda a sua experiência em sua palestra Inteligência de Mercado e as Tendências Mundias para o Varejo. A abordagem teve foco em explicar como o empresário pode construir uma inteligência de mercado e como ele pode transformar em análise os indicadores do mesmo.
Já o empresário Guilherme Ferreira Costa, diretor do Home Center Ferreira Costa ministrou palestra sobre a trajetória do Home Center Ferreira Costa, da qual é diretor. A tragetória da empresa teve início no Agreste de Pernambuco em 1884, hoje o Home Center possui grandes filiais em Pernambuco e em Salvador. O empresário fez questão de destacar que uma gestão focada em metas e envolvimento e desenvolvimento de lideranças são essenciais para o crescimento do negócio.
De acordo com Bernardo Peixoto, que também é presidente do Sindicato do Comercio de Jaboatão – Sindicom, o ano de 2016 vem apresentando uma conjuntura difícil, e o comércio Pernambucano vem sendo bastante afetado pelo atual cenário de crise econômica e política do país. Mas não é hora de desanimar, é preciso uma releitura de estratégias e, eventos como estes são de suma importância para transformar o planejamento empresarial, trazendo assim novos rumos e inovação para as empresas.