O Presidente do Sindicom Jaboatão, Bernardo Peixoto e o Vice-presidente, Felipe Freire estiveram atentos aos assuntos abordados nas diversas atividades oferecidas pelo 31º Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo que este ano está acontecendo em Maceió, Alagoas.
Ontem um novo Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) da Confederação Nacional do Comércio (CNC) foi apresentado pelo gerente de Programas Externos da entidade, Rodrigo Wepster.
O Novo Segs apresenta três novidades para os sindicatos: a simplificação da metodologia, que vai facilitar o trabalho dos sindicatos dentro do programa; uma mudança de foco do Segs, com a atuação direcionada aos resultados; e uma mudança operacional, que é a implantação de um sistema que interliga todas as entidades e permite que as avaliações sejam feitas pela internet.
“A atuação focada em resultados vai dar aos presidentes dos sindicatos argumentos sobre o desempenho da entidade, apresentando números sobre o associativismo, a autossustentação e a imagem do sindicato, entre outras informações relevantes”, explica Wepster.
Ao final da apresentação, Rodrigo Wepster convocou os sindicatos que estiveram presentes no evento a fazerem sua inscrição no próximo ciclo do Segs, que estará aberto a partir de 20 abril.
As dificuldades do empresário nas relações trabalhistas foi outro tema em debate que foi mediado pelo advogado trabalhista Flávio Obino Filho e teve como convidados a juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 19 Região titular da Vara de Trabalho de Palmeira dos Índios, Carolina Bertrand, e o advogado Victor Russomano Júnior.
Dentre os assuntos abordados no debate por Flávio Obino, que contou com a participação dos congressistas por meio de perguntas, foram destacados o prazo determinado de contrato com a reintegração de funcionário, em caso de gravidez, além do descanso de trabalho do funcionário no sétimo dia com a possibilidade de rodízios.
Porém o assunto do momento e que mais vem chamando a atenção do empresariado durante o 31 CNSP é o Projeto de Lei que regulamenta a contratação de empregados terceirizados pelas empresas. A conclusão da votação desse projeto foi adiada pela Câmara dos Deputados e acontecerá na próxima quarta-feira (22), em Brasília.